Thursday, December 21, 2006

Chegou o Inverno


Chegou o Inverno. É a melhor notícia desde que acabou o Inverno. Agora já não há razão para não haver vento gelado a cortar a respiração de quem sai à rua sem um longo casaco até à boca; acabaram-se os sumos de laranja açucarados a substituir chás à lareira, e as t-shirts coladas ao peito. Agora há cachecóis às riscas azuis e brancas a esvoaçar sobre as pedras da calçada, e praias desertas com areia fria. As ruas ficam mais limpas e o ar mais transparente. O Inverno, mesmo em Lisboa, é mais branco do que o verão. Há dias em que cai chuva e podemos ficar em casa sem peso na consciência. O Inverno traz Borges e filmes em série, e meias aquecidas. Há mantas e avós a tricotá-las. Os senhores das lojas da Baixa usam coletes de lã verde e têm o cabelo branco despenteado sobre a careca, porque se esqueceram de se olhar ao espelho quando entraram na loja de manhã. Saem vapores quentes das lojas e dos cafés. Os olhos ficam mais profundos e a barba pica mais. No Inverno, as roupas são mais escuras e as mulheres usam botas castanhas. Custa sair do duche de manhã. Os pés acordam frios. Até é frio, o Inverno em Lisboa. Mas tem sol, luzes de fim de tarde, ondas que batem com força e fazem espuma; vendedores de castanhas, miradouros aquecidos para agarrar no café com luvas escuras. Tem lisboetas de cabelo ondulado e batôn para o cieiro. Sorriem sempre quando abordadas, as lisboetas, mesmo no Inverno. Eu também. Adoro o Inverno. Ainda bem que chegou.

16 comments:

Anonymous said...

O texto é teu?
Eu também gosto do Inverno.

El-Gee said...

é meu é. sempre que nao for, aviso..

gostas do Inverno? Diz-me porquê.

Anonymous said...

Eu,
Gosto do Inverno.
Primeiro porque gosto da vida e de a viver e o Inverno marca sempre mais um ano em que estou metido nela.
Como é óbvio este critério não distingue o Inverno das outras Estações, mas talvez por o Inverno ser uma Estação mais agreste marcada pelo Frio e pelo Natal, me marque mais que o Outono ou Primavera (Estações que em Portugal já começam a ser raras).
Já o Verão só é bom porque podemos ir para a praia no fim de semana e os dias são maiores (e nada mais), tudo o resto é mau no Verão, o excesso de calor, a sujidade, o transpirar.
O desconforto.

Resta-nos o Inverno.
O ar é limpo, ou melhor, o frio é limpo.
Acho que inconscientemente as pessoas ficam mais afáveis, talvez procurem calor entre elas para colmatar o frio que se sente.
Acho curioso ver mais pessoas na rua no Inverno (quando não chove) do que noutra época do ano.
O inverno também é bom porque há lareiras, há mais convivio entre amigos e familiares, há vinho, há doces, há despreocupações e liberdade.

Muito, quanto a mim, devido ao facto de andarmos cobertos de casacos, cachecóis, gorros, camisolas,e afins, e por isso não haver tanta pressão social para cuidarmos do corpo. Há uma despreocupação e uma maior naturalidade em todos.
É verdade que as mulheres ficam lindas no verão, com pouca roupa e com a pele bronzeada. Mas no Inverno mais mulheres ficam mais giras. Há mais hipotese de as menos bem feitas na praia brilharem no Inverno.

Gosto do Inverno por tudo isto e muito mais, por chover e limpar.

Por estar frio e eu quente.

El-Gee said...

Assino por baixo..

Já agora, caros Anónimos que para aqui andam, façam só o favor, se nao for pedir muito, de inventar um personagem anónimo do tipo "Anonimo bla bla" ou "Anonimo de bigode" ou "Anonimo mulher do Norte", e usar sempre a mesma assinatura nos comentários.

Assim pelo menos podemos associar os comentários uns aos outros. Por exemplo, eu nao sei se este Anónimo que gosta do Inverno é o mesmo que já comentou este ou aquele post, e isso é pena. Se assinam só "anónimo", não podemos distinguir os "anónimos" uns dos outros, o que é manifestamente um excesso de anonimato!

Anonymous said...

Este anónimo é o gajo mais alto que vai jantar hoje contigo.

m said...

tambem adoro o Inverno.
as pessoas são muito mais bonitas.
ter a oportunidade de usar botas, casacos, cachecois, luvas, gorros, q eu gosto tanto!
é tudo menos óbvio.
e o inverno lisboeta ou "tuga" é único: frio, frio, frio, mas com o sol quase sempre a espreitar :)

El-Gee said...

vou jantar com tres igualmente altos. mas um assina sempre, o outro é um duende e portanto restas tu. continuo a sugerir que inventes aí um alter-ego qualquer.

ate agora, a m, tu e eu formamso o trio dos invernais.

Anonymous said...

Feliz Natal!


Pena certas maldades n pararem no Natal...
Toda a verdade no meu blog.... sobre essa autora do livro "A tua Amiga".....!!!

Anonymous said...

hummm... eu sinceramente sou mais do verao! detesto casacos, odeio camisolas de gola alta, so gosto da chuva numa certa situaçao, que é estar deitadinha na minha cama, sem preocupaçoes, a olhar pela janela e ver a chuva... e saber que la fora está aquele frio descomunal... e eu ali quentinhaaaa a ouvir musica e a relaxar completamente... infelizmente quando chove tenho escola, ou tenho de estudar, ou ha preocupaçoes... a vida de facto nao é facil!
mas pronto... adoro o verao, o calor, as noitadas, a alegria das ferias... é um tempo que me anima muito mais! o inverno, se la! traz qlq coisa com ele que me leva a uma tristeza.. e entao o fim de verao, outono! pxiiiiiiii detesto!
acho que vou viver pro brasil :P hehehe
beijinho :)*

Anonymous said...

e esquecime outra!! o verao traz os festivais, aquela loucura dos concertos :D o moxe... os dias perdidos em frente ao pc a ouvir aquela musica, a decorar a letra, pq quando aquele grupo a tocar no concerto vamos delirar, pular, vamos pro moxe, e queremos cantar com eles, é a nossa oportunidade!!!
e eu o inverno passo a decorar musicas, e a pedir para vir esta e aquela banda no verao, para eu PULARRRRRR!!!!!!!!!!!
:D

Anonymous said...

olha, spam contra mim! nice :D deve ser o quinquagesimo blog spammado :D weeeeee sou o máximo (note the irony)
bem, vim desejar bom ano novo carago.
grande abraço(ah, nã, eu cá a modos que detesto o inverno)

El-Gee said...

qué isto, aqui a discutir autorias, quando o tema é Inverno!!

Anonymous said...

"Há dias em que cai chuva e podemos ficar em casa sem peso na consciência.
"
lol
e sobretudo porque há de chegar o verão...

Amarcord said...

Imagino o teu ar de felicidade hoje, 10 de Janeiro.

Difícil vai ser encontrares as tais lisboetas sorridentes.

El-Gee said...

hoje ta um belo dia de inverno sim..mas preferia sem chuva..e elas andam aí andam..

Unknown said...

Eu cá gosto do verão... gosto do calor, de nadar no mar até que as forças me falhem, gosto do ceu clarinho, do sol a bater no cabeço, gosto dos calçoes, dos sumos fresquinhos, do bronze..da energia, dos sorrisos, da alegria!

E o Inverno sem chuva também vou gostando. Das mantinhas, do chazinho quentinho, das pantufas, das meias, dos pijamas aos bonekinhos quentinho...

Agora que li o teu texto.. até começo a gostar do inverno..