Tuesday, June 27, 2006

"Francesco..

..TO-TTI!"



Così si urla al'Olimpico quando il capitano segna e tutta un città si accosta ai suoi piedi.

Totti è il più grande giocatore italiano della sua generazione e senza dubbio il più ingiustiziato tra tutti i migliori mondiali della decada del 2000.

Senza mai lasciare un club – seppure mitico – di media taglia, senza mai lasciare la sua Roma – alcune volte, Rometta – orfana del suo capitano, Totti arriva ai 30 anni ancora lontano delle grande luci dei palchi di prima linea.

E poi, la sua è una generazione di italiani mediani, che non hanno saputo permettere a questo mago diventare un mito delle competizioni internazionali come fu Baggio.

E il Mondo ha perso, tra le finte di Zidane e i gol di Shevchenko, che per anni furono visti sulle televisioni di tutta parte, la possibilità di vedere le meraviglie di questi piedi magici.

Fortunatamente, io c’era nell’epoca 2003/2004.

9 comments:

m said...

que alegria um texto em italiano!
saiu da tua cabeça e dos teus dedos?

para minha felicidade até compreendi tudo.
E fiz a minha aposta: Italia 1 - Ucrânia 0

:p

El-Gee said...

saiu do meu coracao LOL espero q ganhe a Italia tb..

Lorena said...

Não posso deixar de discordar deste artigo. Totti não passa de um jogador um pouco acima da média que devido às suas caracteristicas físicas e estéticas se tornou num simbolo em Itália. Tal como aconteceu com Beckham em Inglaterra.
Quanto à selecção italiana espero que esta mentira acabe de vez, pois não pratica futebol atractivo e é certamente a selecção que pior jogou este mundial das 8 que estão nos quartos. Teve a ajuda dos árbitros, o que serviu para aguçar este meu ódio, mas também têm uma certa desculpa depois do Mundial de 2002.

Baggio só há e haverá UM em toda a história italiana, IL CODINO DIVINO.

Fuori il Catenaccio.

Para finalizar não podia deixar de elogiar esse fluente italiano, parabéns.

El-Gee said...

O que faz dele um simbolo é a aparencia, nisso concordo. Mas - e vamos entrar na subjectividade - o que ele joga de futebol é que faz dele um jogador ao nível dos melhores.

O que lhe falta é exposição mediática: i) a Roma raramente vai a Liga dos Campeoes ii) as televisoes mostram poucos jogos do campeonato italiano onde jogue a Roma

Quando cheguei a Roma achei que era uma aberração o mediatismo à volta daquele jogador (maior do que do Papa) mas depois de tantas tardes de boca aberta penso hoje que Totti é o jogador mais prejudicado pela pequena dimensao do seu clube (o que, alias, ajuda a mitificá-lo).

Tenho muita pena que assim seja. É natural que as pessoas (nao digo que seja o teu caso) baseiem a sua opiniao nos jogos do Mundial e da Champions que vêem, mas correm o perigo de passar ao lado das carreiras de jogadores fenomenais.

Quanto às equipas dos quartos, eu diria que a Ucrânia é que é a pior equipa.

p.s.: Ninguem toca no codino, de facto!

m said...

De qualquer manera já se sabe como vai ser a final!
E a Itália concerteza que não entrará.

Damon Martin said...

Se fosse possivel traçar um paralelo entre Totti e outro qq jogador, seria com João Vieira Pinto.
Jogador este que esteve ao nivel de um Luis Figo ou de um Rui Costa, mas que devido à "pequenez" mediatica internacional do Benfica em comparação com um Barcelona ou com um AC Milan, passou ao lado de uma carreira de topo... e vamos lá ver se não acontecerá o mesmo com o Simão.
É o preço que se paga por se ser um simbolo!

El-Gee said...

por acaso nao estou de acordo contigo. Apesar de ser um optimo jogador JVP nao jogou como jogou Figo ou Rui Costa.

Admito porem a possibilidade de que ele tivesse tido potencial de desenvolvimento para se tornar mitico, mas que na Superliga nao desenvolveu ao maximo.

Mas mesmo assim, acho que nao chegaria a um Figo ou Rui Costa.

(É que uma coisa é ser muito bom mas com pouca visibilidade - Totti - outra é ser bom com possibilidade se desenvolver até ao muito bom - JVP).

Quanto ao Simao, acho que esta longe, muito longe, desses jogadores, incl. JVP.

O meu Eu preconceituoso leva-me a suspeitar que és benfiquista..?

Já agora, em portugues: o Totti é um dos 10 melhores jogadores da sua geração, so que ninguem o ve jogar (e eu so vi porque vivi em Roma e passava a vida no estadio).

Isto leva-.me alias a um outro raciocinio...deve haver mais Tottis por aí..eu vi o Totti de Roma, mas se calhar ha grandes genios e jogar noutros paises que pouca gente vê...

Damon Martin said...

Até o próprio Rui Costa não teve o impacto do Figo...tudo pq esteve 7 anos na Fiorentina...nesses anos fez exibiçoes brilhantes,chegando a ser considerado o melhor nº10 em Itália.Na minha modeste opinião jogador pa ser bom tem q jogar em Itália,o Figo se tivesse ido pa Itália c a idade do Rui Costa já n tinha joelhos.Quanto ao JVP,perdeu muito pela sua conduta,perdeu mais por actuar num Benfica fraco e que se arrastava...mas mesmo assim o seu potencial era imenso,quem se esquece dakele slalom por entre nos jogadores alemães no Estádio da Luz,quem se esquece da exibiçao no 6-3...e pq nao do brilhante golo q marcou aos Bifes no euro2000.Quando comparei JVP a Totti foi somente tendo em conta a injustiça que é n se reconhecer o valor dum génio esquecido.

Damon Martin said...

Um conselho...investiga a história deste jogador....o Pélé Russo como era conhecido.A história da maior injustiça do mundo do futebol.Eduard Streltsov