Friday, August 08, 2008

Sugestao de verao

Quando tinha 9 anos, a minha avo comprou-me, na unica tabacaria da rua dos cafes em Sao Martinho, um livro sobre os Jogos Olimpicos. Era uma parceria com a Disney e tinha todas as personagens a explicar todos os desportos, todas as edicoes (ate Barcelona '92) e todos os grandes herois do Ideal Olimpico. Apesar da minha atraccao quase magnetica a esse livro, nao assisti conscientemente aos Jogos de Barcelona, mas segui durante horas e horas os Jogos de Atlanta, Sydney e Atenas. (Lembro-me de um judoca canadiano com 25 anos a competir em Sydney. Tinha comecado a competir 8 anos antes, com 17, precisamente a idade que eu tinha na altura. Nesse momento, respirei pela ultima vez a possibilidade real de algum dia competir nos Jogos.)

Nao sei se por causa desse livro, ou se porque mil e uma circunstancias da vida me fizeram o que sou (seja la eu o que for), nunca nada me emocionou mais do que os Jogos Olimpicos.

Representam para mim o encontro maximo dos povos, a competicao saudavel, o elogio ao merito, ao esforco, a ambicao. Mas tambem, a promocao da competicao saudavel, da batalha justa, da rivalidade regrada. Sao, de certa forma, (e conscientemente), a unica guerra global onde persiste a solidariedade. Muita gente chama a isto o Espirito Olimpico.

Chegaram finalmente os Jogos de Pequim. Para mim, nao estao relacionados com direitos humanos, nem com poluicao, nem com ensaios nucleares, nem com se (a merda d)o Sarkozy e (d)o Bush vao la estar ou nao, e se vao ou nao apoiar seja la o que for. Para mim, os Jogos de Pequim podiam tanto ser na China como em Nova Iorque, em Karachi, em Irkutsk, em Budapeste ou no Vaticano.

Isso nao interessa nada!!!

Os Jogos (de Pequim) vao reunir os melhores desportistas do Mundo numa celebracao unica. Gente que trabalhou durante anos e anos para, alguns, la estar, e, outros, sentir no peito a emocao de ser o melhor entre os melhores na competicao que os reune a todos.

Os Jogos Olimpicos sao uma celebracao da Humanidade. Sao o unico momento na historia moderna onde amostras representativas de toda a populacao mundial se reune com regularidade com respeito mutuo e sem hierarquia.

Sugiro, portanto, e ja vou tarde, uns Jogos sem mais nada senao eles proprios.

Sugiro uns Jogos sem media.

Sugiro vermos o desporto pelo desporto, a lista das medalhas pela lista das medalhas, o elenco de atletas pelo elenco de atletas.

Sugiro deixarmos aos Jogos o que os Jogos sao.

1 comment:

Raquel said...

Boa, Luís!