Wednesday, October 29, 2008

Homesic

Um dos momentos que transformou a minha vida foi quando o meu irmao viu o Garden State.

Nesse filme, o Iron&Wine canta uma versao acustica de Such Great Heights. O meu irmao que, na altura em que morávamos os dois em casa, era responsável por metade do que se ouvia na minha vida musical, investigou a música e chegou à versao original, dos The Postal Service, dos quais imediatamente sacou o disco todo (Give Up), que passou, muito rapidamente, a fazer parte do nosso dia-a-dia de uma forma quase obsessiva.

Eu na altura adorava música mas nao tinha grande interesse em ir muito para além do que ouvia na rádio, e aquela banda provcou-me uma curiosidade tal que, durante os meses que se seguiram, andei desesperadamente à procura de alguma coisa que soasse minimamente parecido.

Desse período, nasceu nao só a importancia da música (do ouvir música) na minha vida, mas tambem a minha consciência para a dimensao do fenómeno musical mundial, obviamente já naquela altura a comecar a ser potenciado pela imensidao distribuidora da internet. Apercebi-me, nessas horas de pesquisas, da quantidade de bandas diferentes, de estilos diferentes, de dimensoes diferentes, que havia, muitas delas inclusivamente bem sucedidas noutras regioes que nao a minha. Ganhei uma certa paixao por musica, porque me apercebi que de onde The Postal Service tinha vindo, muito mais poderia vir, e que isso me ia beneficiar increvelmente em termos de bem-estar. (Daí o impacto do Garden State, e do facto do meu irmao o ter visto, em mim.)

Desde aí, passaram quatro anos e eu continuo sem nao só perceber muito de música em termos historicos-tecnicos-contextuais, como sem vontade nenhuma de discutir música e gostos musicais.

Desde aí, também, já passei por milhares de bandas, adorei algumas, viciei-me noutras, vivi algumas intensamente. Mas nunca, desde o primeiro momento de pesquisa por outros The Postal Service (que comcou pelos óbvios Dntel e Death Cab, pai e pai do projecto) até hoje, nao encontrei nada pareceido. Entretanto, deixei ter procurar gémeos para os The Postal Service, mas de vez em quando ocorre-me se, algum dia, ieia voltar a ouvi algo parecido.

Ratatat, apesar de muito diferente, provocou-me emocoes semelhantemente boas, e Fischerspooner e Junior Boys, por momentos, trazem de volta alguma nostalgia. Mas foram os únicos momentos de alguma esperanca.

Hoje, completamente por acaso, apareceu-me Homesic e, apesar de nao ter voz, tem pelo menos aquele ambiente nostálgico de tarde de primavera num campo com relva a perder de vista e apenas uma árvore, que os The Postal Service me despertam ainda hoje.

A busca nao terminou (nunca há-de terminar), mas a esperanca nao está, felizmente, perdida.
 


9 comments:

iMOk said...

Coincidence:

I was listening to 'Nothing better' through my housemates wall this week thinking to myself "I have this song".
I then tried to remember who it was that told me about the band 'The postal service', since it is quite rare to find someone else here that knows it.
I thought a friend in Canberra might have been that person but it wasn't.
Now I think it might have been you?

El-Gee said...

that could've been me, in which case, you're welcome

RR said...

Estou estupefacta: tu tens um irmão?! :)

Binhas said...

Calma, que para além da banda sonora inacreditavel do filme, há uma princesa que essa não pode mesmo ser esquecida.

Senhora / querida de seu nome Natalie Portman e que tanta alegria me proporciona.

El-Gee said...

o que é que há de especial no facto de eu ter um irmao?

RR said...

Os teus textos descrevem um universo autocentrado, delirantemente imaginativo, muitas vezes "tu-fora-de-ti". Dir-se-ia que estiveste muito tempo só (sem qualquer conotação negativa). Por isso um irmão é, bem, uma surpresa. Só isso :)

Lorena said...

The Band Of Horses...

El-Gee said...

RR, este blog é uma coisa, eu sou outra. tentar ligar-me a este blog (ou vice-versa) é um exercicio justo mas sempre incompleto. este blog ocupa uma percentagem minima de mim, quica nem sequer a mais genuina.

Os Embroadinhos FC said...

Posso apenas recomendar Crystal Castles. Apesar de não ter muito a ver com Postal és capaz de achar nostálgico. Eletrónica que possivelmente te levará até aos 80's por algum tempo. è bom e vais certamente curtir. abraço. iai

(não ligues ao meu nome, n sei porquê aparece aqui o nome da minha equipa da Fantasy League da Champions...)