Tuesday, October 07, 2008

Especies ameacadas


IUCN publicou ontem a sua lista anual das especies ameacadas.

Ainda nao li tudo mas ja percorri uns artigos e olhei para o sumario. Apesar de haver mais especies a perder estatuto do que especies a ganhar (isto é, ha mais especies a caminhar para a extincao do que especies a recuperar populacoes e habitat), é pelo menos reconfortante saber que a lista inclui 40 especies de animais para as quais houve uma melhoria genuina.

(É importante denotar que só com intervencao humana - politica, ambiental, legislativa,  seja qual for a forma com que estes conceitos se baralhem entre si - é que uma especie pode melhorar de estatuto. Portanto, ver quarenta especies que melhoraram significa que nao é tarde para salvarmos especies que dentro de uns anos podem nao existir e ficar perdidas para sempre)

As categorias sao as seguintes:

Da breve analise que fiz, verifiquei que, por exemplo, quatro especies de baleia melhoraram de estatuto e nenhuma piorou. Isto nao significa que as baleias ja nao estao em risco de extincao, ja que a maioria das especies de baleia mantem um estatuto diferente de "Least concern". Mas pelo menos especies como a baleia franca austral (que eu vi na Argentina em 2005) e a baleia-corcunda (que eu vi ontem aqui na Australia) passaram de "Vulnerable" para "Least Concern", o que significa, entre outras coisas, que as suas populacoes voltaram a niveis considerados sustentaveis para a sobrevivencia da especie.

Nao introduzo as minhas experiencias aqui por acaso ou para dizer a toda a gente que ja vi baleias em todo o lado. A mensagem que quero passar é que quanto mais especies vejo, mais me apercebeo da maravailha que é a diversidade natural do planeta. Em cada mergulho em que vejo uma nova raia, ou cada passeio pelo parque da cidade em que vejo um furao ou um morcego, ou de cada vez que ando pela estrada a espreita que um canguru salta para cima do carro, apercebo-me do prazer que pode dar o simples facto de vermos um animal selvagem. 

Lembro-me dos meus dois dias no Corcovado (Costa Rica), a percorrer kms e kms de floresta sempre a olhar para todo o lado a procura de um puma que nunca apareceu. Ou de estar em Chitwan (Nepal) em cima de um elefante a procura de tigres no meio do mato. Nunca os vi. Mas so saber que estao la, deu-me aquele entusiasmo de saber que, um dia, ainda é possivel encontra-los.

A diversidade animal, e a sua preservacao, aumentam o numero de experiencias e encontros que podemos ter na terra. Nao é por acaso que safaris em Africa e mergulhos nas Caraibas sejam actividades que atraiam tanto as pessoas.

É aquela emocao de observar outras especies a viver o seu dia-a-dia, selvagens, indomesticaveis, ocupando os seus territorios, seguindo com o curso de uma natureza que nao nos é moralmente permitido derrubar.

Certamente, so momentos em que vi a minha primeira Chita no Serengetti (Tanzania) ou em que o meu primeiro Tubarao-de-Recife nadou por cima de mim em Little Corn (Nicaragua) vao ficar gravados em  mim para sempre, de tao bons que foram.

Longe de ser um ecologista fanático, nestes ultimos anos tenho vindo a respeitar mais e mais a vida animal. Nao so o ambiente pelo ambiente, mas a vida animal pelas emocoes que nos pode proporcionar.

Todos deviamos lutar contra a extincao de qualquer especie animal. A lista deste ano apresenta centenas de especies que pioraram de estatuto.

Exemplos de animais mainstream (definicao minha para animais que toda a gente conhece e com cuja perda irreparável se pode identificar) que baixaram de estatuto este ano:

Leopardo (deixou de ser "Least Concern", pela primeira vez!)
Quatro especies de focas
Tasmanian Devil (Passou para "Endangered")
Crocodilo de Cuba (passou para "Critically Endangered")

Ja agora, para que fique claro: é raro eu lembrar-me de um animal e, quando vou verificar, constatar que esse animal nao está ameacado. O wikipedia é um optimo recurso para testar isto. (Para dar alguns exemplos, animais como o Tigre da Siberia, o Rinoceronte Negro ou o Orangotango de Sumatra estao "Critically Endangered".)

Tenho nocao de que este texto é um conjunto de reflexoes soltas e certamente seria um servico maior para o ambiente se eu tivesse escrito uma coisa mais apelativa. Apesar de tudo, ha aqui muita informacao para quem quiser comcar a ter algum interesse por isto.

Vale imenso a pena ler os documentos que eles tem no site. No entanto, a mensagem que passam é sempre a mesma: para proteger especies, ha que proteger os ecosistemas. Está tudo interligado.

Finalmente, para acabar esta pequena e atablhoada nota, talvez seja importante lembrar que há menos do que 200 linces ibericos vivos e, neste momento, todos os confirmados estao em Espanha. É um exmplo de um animal espantoso que pode desaparecer em menos de tres geracoes (definicao de "Critically Endangered") e que, um dia, poderia vir a ser um caso de sucesso, tambem em Portugal.


Como é evidente, o lince ibérico nao é a unica especie iberica na lista.

1 comment:

iMOk said...

I am getting better at translating your stuff. Just by looking at the first sentence I got:

Da breve analise que fiz, verifiquei que, por exemplo, quatro especies...

The brief analyzes I, I verified for example, four species...

I know it is not spot on, however reading your stuff is building on a skill I never had, to be able to read Portuguese.