Thursday, May 15, 2008

Por mim, esta desculpado

Caro Socrates (o portugues, primeiro-ministro)

Esta absolutamente desculpado por ter fumado num aviao que o Governo fretou a TAP.

Tanto quanto ouvi dizer por um representante da TAP, pode-se fumar nos avioes fretados, portanto voce nem tem de pedir desculpa porque nao cometeu nenhuma infraccao.

Seja como for, se por acaso fosse (ou for) proibido, voce se calhar nao sabia que nao se podia fumar em avioes fretados, porque, como diz, geralmente fuma neste tipo de viagens.

Ora se nao sabia e pensou que estava a agir em conformidade com a Lei, mais uma vez está, por mim, enquanto cidadao, desculpado. Nao posso culpa-lo por uma infraccao que voce nao sabia estar a cometer (ainda que pudesse, se fosse um jornal de grande reputacao mas com quebras nas vendas, acusa-lo de ser um mau primeiro-ministro por desconhecer a Lei).

Finalmente, se voce fumou o cigarro infringindo a Lei consciente e premeditadamente, tambem ca estou para o desculpar. Desde que pague as multas e sirva as penas apropriadas, nao tenho problema nenhum que voce, enquanto primeiro-ministro, infrinja a Lei e cometa crimes.

Nao sei ate que ponto é que a Constituicao previne um primeiro-ministro que cometa crimes repetidas vezes de se manter no cargo mas, se for permitido pela Lei, é permitido e tolerado por mim.

(Aqui entra a questao dos eleitores: obviamente é no seu proprio interesse que voce se comporte devidamente e no quadro do permitido.)

Ha quem defenda que o primeiro-ministro deve dar o exemplo aos cidadaos. Mas na parte que me toca, eu ja pouco olho para si, quanto mais olha-lo como exemplo.

Nao tenho interesse nenhum na quantidade de cigarros que voce fuma nem onde os fuma (nem, na verdade, onde os enfia, se é que enfia em lado algum).

Portanto, sim, qualquer que seja a razao pela qual fumou no voo fretado a TAP, Jose Socrates, voce, por mim, esta desculpadissimo.

Mas quanto a mim é culpado, isso sim, por alimentar com um patetico pedido de desculpas uma historia que nasceu, sobreviveu e morrerá nas maos desse bicho nefasto que é a "Comunicacao Social" (comunicacao social sao os blogs, porra).

Eu compreendo que, uma vez nos jornais, a noticia lhe pareca meritoria de um desmentido. Mas se quer ganhar o respeito dos cidados (e nao apenas a desculpa), ignore as polemicas inventadas para vender jornais e concentre-se no seu trabalho, que é para isso que foi eleito e é isso que lhe permite fretar avioes com o dinheiro que eu ganho.

3 comments:

Binhas said...

Uma salva de palmas!

Shrek said...

Aldrabao.

O dinheiro que tu ganhas é para a Rainha contratar stripers!

Antero de Quental said...

Ver o segundo comentário de Antero de Quental, na opinião do Dr. António José Seguro, no jornal o Expresso, em:
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/310373