Tuesday, May 20, 2008

Poder (mas com p pequeno)

O poder é sinonimo de sucesso, no julgamento de um Homem pelos seus pares.

Geralmente está associado a uma posicao de dominio sobre os outros, que pode vir de pequenas posses, como uma casa maior onde receber os amigos ou um trabalho mais bem remunerado, ate grandes lugares de influencia sobre a vida dos outros, como uma posicao de chefia directa numa empresa ou um cargo de topo na hierarquia politica. Exemplos menores de poder incluem alguem que ensina (um professor) ou alguem que obriga (um juiz), por exemplo. Exemplos marginais mas comuns de poder sao o acesso priveligiado a uma discoteca popular ou um pai que nos ofereca um carro quando temos 18 anos e os amigos tem 17.

Parece-me que a unica posicao de poder que nao e vista com inveja (ou, ate, respeito) e a do Policia, provavelmente porque os policias sao geralmente pessoas com qualificacoes abaixo da media. Isso leva-me a pensar que o Poder é sinonimo de sucesso nao so porque nos achamos que alguem que tem influencia sobre nos (no nosso dia-a-dia, no nosso conhecimento, nas nossas restricoes) e melhor do que nos, mas tambem porque a maioria das posicoes de poder so se alcancam com muito trabalho (e "trabalho" aqui pode ser inteligencia, esforco, networking, astucia, ou outros atributos igualmente raros).

Quando reflectia sobre isto ontem a meia-noite, (absolutamente devastado por uma miseravel sessao de estudo onde nao passei dos 66% de respostas certas e de cuja consequente depressao apenas Unfinished Sympathy dos Massive Attack me salvou), lembrei-me da quantidade de vezes que se ouve alguem dizer frases do tipo,

"Eh pa o Joao Pedro esta em grande, qualquer dia é primeiro-ministro"
"Tu vais chegar longe miudo, tu um dia has-de ser primeiro-ministro"

e reparei que primeiro-ministro é aquela posicao maxima de poder, a realizacao suprema, o lugar ocupado pelo melhor porque, como me parece ser inerente ao conceito de admiracao queo Homem tem pelo seu semelhante com mais poder, o poder está reservado aos que sao melhores que os outros.

Isto é, as duas frases acima implicam que o objecto das afirmacoes é um tipo inteligente, trabalhador e capaz de ter poder sobre os outros e influenciar as suas vidas.

Pus-me, entao, a reflectir nas pessoas que foram primeiros-ministros do nosso pais, e questiono-me onde teremos nos falhado?

Onde é que foram parar os Jooes Pedros e o resto dos miudos com potencial? Porque e que nao sao ministros e primeiros-ministros? Do outro lado do espelho: onde andavam e quem eram os futuros primeiros-ministros, quando comparados com os seus coleguinhas de escola e de curso que eram identificados como tendo potencial?

Porque e que temos pessoas mediocres como primeiros-ministros e candidatos ao lugar, com tanta gente com potencial noutros cargos?

Temos de parar de dar valor excessivo a pessoa que é primeiro-ministro. Esta visto que os melhores nao se tornam primeiros-ministros. Ou porque nao querem, ou porque nao os queremos.

Esta na hora de prometer ao Joao Pedro que um dia será Investigador em Harvard, Neurocirurgiao, Voluntario numa ONG ou Presidente de uma grande empresa.

O poder nao deve ser a ambicao maxima, a ambicao maxima deve ser a Excelencia.

A outra maneira de resolver o assunto era impor Excelencia ao poder politico o que, na minha opiniao, so se consegue com abstencao, votos em branco ou, perdoem-me os lapelistas do cravo, outra revolucao.

1 comment:

inespimentel said...

O poder de um HOMEM é a capacidade que ele tem para acrescentar algo de bom à sua vida ou à dos que com ele convivem!
Um homem, sem H maiúsculo, bem sucedido, é o que tem o poder de acrescentar a sua conta bancária e assim os outros em seu redor, nem todos, pensam ser ele um homem poderoso!Penso eu...
Quando será o dia em que os meus comentários se evaporam daqui?