Friday, September 22, 2006

O Povo da Bola não acredita...

..ou será só o povo d' "A Bola"?..
..ou será o Povo Português, em geral, que não acredita na justiça?




Seja quem for, é impressionante. 75% das pessoas acreditam que a Liga da Clubes vai deixar passar impunemente o seu presidente e outros responsáveis, no que diz respeito às suas actuações, no âmbito do que o Processo Apito Dourado anda a investigar.

É verdade, o Conselho de Disciplina da Liga não é um órgão judicial soberano, mas das suas decisões sairá, pelo menos, uma indicação de quão transparente é a Liga, e em que medida tem capacidade para se auto-gerir e sair limpa deste processo.

O Conselho de Disciplina da Liga instaura um processo para averiguar os procedimentos de membros internos:

Se disser a verdade, porá a nu pessoas influentes da sua estrutura, assumindo uma postura transparente e que lhe permitirá a sobrevivência. Para além disso, será um bom input para o processo judicial concreto, no que diz respeito a provas.

Se proteger os culpados internos, auto-condena-se e perde toda a credibilidade possível: quer a Liga desmentir as escutas que todos lemos? Pode não servir de prova em tribunal, mas se não serve para motivar demissões internas..então é o fim da Liga.

75% pensam que a Liga não punirá os culpados internos. Logo, 75% pensam que a Liga não é credível nem transparente.

Então, porque não se reduziu em 75% a frequência dos estádios e das assinaturas de sócio dos clubes?

A resposta está num facto deprimentemente verídico: O Povo da Bola (quantos somos? 5 milhões?), ou pelo menos 75% dele, não mede por transparência ou honestidade a sua paixão.

Não interessa se há corrupção, desonestidade, máfia, interesses e jogos de bastidores. Só conta o clubismo e, tantas vezes, aquele escape de fim-de-tarde ou de fim-de-semana que é o futebol: no estádio, em casa, num café com amigos.

No fundo, passa-se com o Povo da Bola ou que se passa com o Povo Português: desde que o deixem viver a vidinha do curto-prazo, tudo vale.

Por isso é que essa escumalha como o Isaltino, o Valentim ou a Felgueiras andam à solta: são pessoas de curto-prazo.

No longo, estão atrás das grades.

E eu cá estarei, espero, a rir deles.

Thursday, September 21, 2006

LOST in translation

Scarlett Johansson
marry me tomorrow

Tuesday, September 19, 2006

A Lei do Eterno Retorno

Friedrich Nietzsche, "A Gaia Ciência", 1882:
E se um dia ou uma noite um demónio se esgueirasse na tua mais solitária solidão e te dissesse: "Esta vida, assim como tu vives agora e como a viveste, terás de vivê-la ainda uma vez e ainda inúmeras vezes: e não haverá nela nada de novo, cada dor e cada prazer e cada pensamento e suspiro e tudo o que há de indizivelmente pequeno e de grande na tua vida há de te retornar, e tudo na mesma ordem e sequência - e do mesmo modo esta aranha e este luar entre as árvores, e do mesmo modo este instante e eu próprio. A eterna ampulheta da existência será sempre virada outra vez - e tu com ela, poeirinha da poeira!"

Sting - "Russians", 1985

In Europe and America
There's a growing feeling of hysteria
Conditioned to respond to all the threats
In the rhetorical speeches of the Soviets

Mister Kruschev said, "We will bury you"
I don't subscribe to this point of view
It'd be such an ignorant thing to do
If the Russians love their children too

How can I save my little boy
From Oppenheimer's deadly toy?
There is no monopoly of common sense
On either side of the political fence

We share the same biology
Regardless of ideology
Believe me when I say to you
I hope the Russians love their children too

There is no historical precedent
To put the words in the mouth of the president?
There's no such thing as a winnable war,
It's a lie we don't believe anymore

Mister Reagan says; "We will protect you"
I don't subscribe to this point of view
Believe me when I say to you
I hope the Russians love their children too

We share the same biology
Regardless of ideology
What might save us, me and you,
Is if the Russians love their children too

Saturday, September 16, 2006

"Karma Police..

..arrest this man"

Wednesday, September 13, 2006

Tão bom..

Revista Focus 11/9/2006

"eyes open" - Snow Patrol's #4


chasing cars, track 3

Monday, September 11, 2006

Friday, September 08, 2006

Dedicato a te

www.imfrombarcelona.com

jorge, porque não falas?

valentim loureiro (o respeitável.. "major") está metido até ao pescoço num novelo de troca de influências, escolha de árbitros e corrupção - já agora, e apesar de não se ser culpado até a Justiça assim o dizer, pessoalmente não preciso de ler mais do que a transcrição das escutas telefónicas que lhe foram feitas, para lhe apontar o dedo. Por mim metia-o já num contentor para Guantanamo.


luis filipe vieira, que até agora me parecia um burgesso mas simpático vendedor de banha da cobra, afinal também andou a mexer uns cordelinhos - eu li as escutas, toda a gente leu as escutas, AGORA É TARDE PARA VIR PARA A TELEVISÃO CHORAMINGAR!

E, para minha surpresa, o jorge da costa, presidente do FC Porto, que tanto habituou a malta que segue a bola às suas declarações sobre toda e mais alguma insignificância, resigna-se a um inédito silêncio sobre este tema fulcral.



jorge, também andaste a fazer umas chamadas, não andaste?

Tuesday, September 05, 2006

Sete Anos no Tibete


"À medida que nos aproximávamos, o Potala agigantava-se à nossa frente. Por enquanto não conseguíamos ver nada da cidade em si, que ficava por trás das colinas sobre as quais se erguiam o Palácio e a Escola de Medicina. Avistámos então um enorme portão coroado de três Chörten que cobriam o espaço entre as duas colinas e formava a entrada para a cidade.

A nossa excitação era intensa. Agora íamos com certeza saber qual seria o nosso destino. Quase todos os livros sobre Lassa relatam a existência de sentinelas que guardam a entrada da Cidade Sagrada.

Aproximámo-nos com o coração aos pulos. Mas não havia nada. Nem soldados, nem posto de controlo, só alguns mendigos com as mãos estendidas a pedir esmola. Misturámo-nos com um grupo de pessoas e caminhámos livremente através do portão para dentro da cidade. O nosso condutor disse-nos que o grupo de casas à nossa esquerda era só uma espécie de subúrbio e por isso continuámos através de uma área descampada, aproximando-nos cada vez mais do centro da cidade.

Não pronunciámos uma palavra, e até hoje não consigo encontrar termos para descrever a intensidade das nossas sensações. As nossas mentes, exaustas pelas provações que tinhamos passado, não conseguiam absorver o choque de tantos e tão fortes sentimentos."

Heinrich Harrer, alpinista austríaco fugitivo de um campo de prisioneiros inglês na índia durante a II Guerra Mundial, avistando finalmente a Cidade Proibida de Lhasa, após 21 meses e 30 montanhas, antes de se tornar, junto com o seu companheiro Peter Aufschnaiter, um dos 10 estrangeiros de Lhasa e amigo e mentor do 14º Dalai Lama, que hoje lhe sobrevive

Monday, September 04, 2006

Underneath



Um prisioneiro filipino faz uma doação de cabelo para ajudar a limpar uma maré negra no seu país. (Yahoo!)

Sunday, September 03, 2006

Wait!!..

..They don't love you like I love you!
-
-
Yeah
Yeah
Yeah
s

Saturday, September 02, 2006