Wednesday, August 02, 2006

Alexandre Brandão da Veiga in Jornal de Negócios


Não sabia quem ele era até hoje, mas aqui, no Jornal de Negócios, estão uma série de artigos fascinantes de Alexandre Brandão da Veiga, onde a história e a política se cruzam com a sociologia e a economia, em cínicas análises semanais sobre guerra e paz.

É capaz, por exemplo, de algo como isto:


"(...) Qualquer tonto que opine sobre a política internacional tem sempre uma coisa na boca: o petróleo. Pouco higiénico estomatologicamente, e produto demasiado inflamável para a sua capacidade de combustão sináptica.

Ora bem, vejamos com cabeça fria o que é este conflito israelo-árabe. Uma terra miserável, sem petróleo, com uma quantidade de população completamente irrelevante. Nem sob o ponto de vista agrícola é rica, não fora o forte investimento israelita na matéria. Realmente, que importância tem uma terreola como esta? Os cultores das petrolíferas teorias onde encontram eles justificação para a importância que eles mesmos dão a este conflito?

Pode-se dizer que há motivos objectivos que lhe dão importância. A expulsão de palestinianos, espalhados sobretudo pela Jordânia, em parte Israel, uma situação explosiva portanto. No entanto, outras situações não menos explosivas existem no mundo que não nos movem tanto. Os curdos estão espalhados não por duas áreas, mas por quatro (Turquia, Irão, Síria, Iraque). São muitos mais que os palestinianos, e de certeza muitos mais que os judeus e podem pôr em causa a integridade territorial de quatro países em muitos aspectos mais relevantes que Israel.

Ah, mas Israel é muito poderoso e move muitos interesses, contra-argumenta-se. Mas se é assim então menos importância ainda deveria ter o conflito. Se de um lado está um povo irrelevante económica e demograficamente de outro lado um povo poderoso ninguém deveria falar no assunto. É o que se passa com o povo curdo, muito mais importante que o palestiniano, mas esmagado por quatro potências que o subjugam. (...)"


Vale a pena dar um salto todas as semanas, e ler os artigos passados, na coluna da direita.

Pessoalmente, estou entusiasmado com a descoberta de um opinionista deste calibre na imprensa portuguesa.

http://www.negocios.pt/default.asp?SqlPage=Content_Opiniao&CpContentId=278034

No comments: