Um dos momentos que transformou a minha vida foi quando o meu irmao viu o Garden State.
Nesse filme, o Iron&Wine canta uma versao acustica de Such Great Heights. O meu irmao que, na altura em que morávamos os dois em casa, era responsável por metade do que se ouvia na minha vida musical, investigou a música e chegou à versao original, dos The Postal Service, dos quais imediatamente sacou o disco todo (Give Up), que passou, muito rapidamente, a fazer parte do nosso dia-a-dia de uma forma quase obsessiva.
Eu na altura adorava música mas nao tinha grande interesse em ir muito para além do que ouvia na rádio, e aquela banda provcou-me uma curiosidade tal que, durante os meses que se seguiram, andei desesperadamente à procura de alguma coisa que soasse minimamente parecido.
Desse período, nasceu nao só a importancia da música (do ouvir música) na minha vida, mas tambem a minha consciência para a dimensao do fenómeno musical mundial, obviamente já naquela altura a comecar a ser potenciado pela imensidao distribuidora da internet. Apercebi-me, nessas horas de pesquisas, da quantidade de bandas diferentes, de estilos diferentes, de dimensoes diferentes, que havia, muitas delas inclusivamente bem sucedidas noutras regioes que nao a minha. Ganhei uma certa paixao por musica, porque me apercebi que de onde The Postal Service tinha vindo, muito mais poderia vir, e que isso me ia beneficiar increvelmente em termos de bem-estar. (Daí o impacto do Garden State, e do facto do meu irmao o ter visto, em mim.)
Desde aí, passaram quatro anos e eu continuo sem nao só perceber muito de música em termos historicos-tecnicos-contextuais, como sem vontade nenhuma de discutir música e gostos musicais.
Desde aí, também, já passei por milhares de bandas, adorei algumas, viciei-me noutras, vivi algumas intensamente. Mas nunca, desde o primeiro momento de pesquisa por outros The Postal Service (que comcou pelos óbvios Dntel e Death Cab, pai e pai do projecto) até hoje, nao encontrei nada pareceido. Entretanto, deixei ter procurar gémeos para os The Postal Service, mas de vez em quando ocorre-me se, algum dia, ieia voltar a ouvi algo parecido.
Ratatat, apesar de muito diferente, provocou-me emocoes semelhantemente boas, e Fischerspooner e Junior Boys, por momentos, trazem de volta alguma nostalgia. Mas foram os únicos momentos de alguma esperanca.
Hoje, completamente por acaso, apareceu-me Homesic e, apesar de nao ter voz, tem pelo menos aquele ambiente nostálgico de tarde de primavera num campo com relva a perder de vista e apenas uma árvore, que os The Postal Service me despertam ainda hoje.
A busca nao terminou (nunca há-de terminar), mas a esperanca nao está, felizmente, perdida.