Tuesday, July 22, 2008

acho que ainda vou a tempo de dizer isto

Percorri mais de 15 sites de noticias, vi todos os canais que tinha ao meu dispor, li todos os jornais em todas as linguas que conhecia e em nenhum deles vinha a explicacao - ou sequer a curiosidade - sobre a morte dos dois soldados israelitas que (e cito todos os orgaos de comunicacao do Planeta) "foram raptados pelo Hezbollah em 2006, no incidente que deu origem a intervencao armada de Israel no Libano".

Sempre, sempre, a mesma noticia: os soldados foram raptados, a guerra comecou, e agora os corpos dos soldados regressam, em troca de 5 prisioneiros libaneses e uma mao-cheia de corpos libaneses e palestinianos.

Mas o mais importante, parece-me a mim, nao era dizer (ou pelo menos mostrar querer saber!!) como e que eles foram mortos? Como e que todos os orgaos de comunicacao do MUNDO referem "corpos" e "soldados raptados" na mesma frase, sem ligar as duas expressoes??

Isto é, sao suficientemente importantes para comecar uma guerra e para garantir directos da fronteira de Israel com o Libano quando voltam em caixoes, gasta-se rios de tinta e horas de televisao a debater, durante meses, se estao vivos ou mortos, mas quando se anuncia que vao regressar MORTOS, ninguem se questiona porque, como, e quando.

E espantoso. Nao sei se fui o unico a reparar nisto. Espero que nao caro leitor (que esta de ferias na praia e nao quer saber disto para nada).

Irrita-me a massificacao da Noticia, mesmo a nivel internacional. A Noticia, como me é dada a observar hoje, nao é a realidade que se relata, mas sim a historia que se constroi a volta de determinada realidade. Assim, os "corpos" dos "soldados raptados" passaram a estar unidos na mesma frase e isso bastava como Noticia.

A Noticia era essa, e ninguem se deu ao trabalho de investigar ou explicar, a mais do que obvia questao: como e que eles morreram? E, mesmo que isso ja fosse sabido, como e que ninguem o menciona nas reportagens?

Como é que todos os orgaos de comunicacao do Planeta reportam uma noticia igual, que está incompleta?

Andam-se a copiar uns aos outros?

E uma loucura. E uma promiscuidade intelectual.

1 comment:

Raquel said...

Infelizmente, isso já acontece há imenso tempo, meu caro...só que às vezes nota-se mais do que outras.