Dois homens caminham em direccoes opostas num passeio estreito. Vao-se cruzar. A rua é limpa, plana, de um fresco cinzento que desmascara as folhas sem cor das arvores a volta. Passa um carro. Os homens aproximam-se passo a passo do ponto de colisao. Notam-se e hesitam. O homem de costas para o leitor (posicionemo-nos, aqui, atrás de um dos homens; quase cheirando o seu cabelo, cuja cor e disposicao sao irrelevantes para a solucao deste conflito) inclina-se ligeiramente para a direita, por instinto; o outro (que o leitor nao ve, coberto por uma mancha de cabelo de cor incerta), prevendo um movimento para a esquerda do primeiro, inclina-se para a sua propria esquerda. Nesse segundo, estao de novo em rota de colisao. Ambos se apercebem do mesmo ao mesmo tempo e inclinam-se em direccoes opostas as originais. A figura anonima que nos volta as costas inclina-se agora para a esquerda, o homem que nao vemos pende agora para a sua propria direita. A nossa esquerda. Vao colidir de novo. Faltam tres passos para o momento final, uma mota acelera mal afinada pela rua acima (ou abaixo), o homem que nos mostra as costas balanca-se finalmente para a direita, depois para a esquerda, o homem que nao vemos mantem-se firme primeiro e depois vira tambem para a sua esquerda – nossa (e aqui estamos ja totalmente identificados com o homem cujas costas seguimos cegamente) direita – e ambos se rocam ainda braco com braco, direitos, claro, a tempo de criar uma pequena faisca de calor, nao o bastante para iluminar a cara sem tracos que finalmente – por um momento – vislumbramos, mas suficientemente potente para nos aliviar (a nos e as costas a que vamos colados) de um embate que queriamos evitar. Somos agora passo com passo, rua abaixo (ou acima) com o nosso homem sem cor, talvez um portugues aculturado que aprendeu a caminhar pela esquerda mas ainda se engana no seu instinto, criando o seu ritmo afonico pelo silencio do chao frio, possivelmente saudoso dos habitos que ja nao tem, provavelmente, apenas, distraido, em mais uma manha pelas ruas de Londres.
Friday, March 07, 2008
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